Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A peça chave

Durante a sexta aula, nosso grupo trouxe varias pesquisas de como poderia funcionar a válvula. Ainda estávamos em duvida se utilizaríamos um sistema que funcionasse por tempo ou um sistema que trabalhasse a partir de calor. Descobrimos que o sistema de arrefecimento ( que controla a temperatura  ) do motor funciona a partir de uma válvula termostática, que só libera a água do radiador quando o motor atinge a temperatura de aproximadamente 80ºC, aumentando sua folga quando o motor fica mais quente e atingindo abertura total em 100ºC.




No site How Stuff Works diz que o segredo da válvula termostática esta num pequeno cilindro localizado na parte da peça virada para o motor. O cilindro é preenchido com uma cera que começa a derreter em torno de 80ºC. Uma haste conectada à válvula pressiona a cera. Quando a cera derrete, ela se expande significativamente, empurrando a haste para fora do cilindro e abrindo a válvula. Esta mesma técnica é usada na abertura automática de janelas em estufas de plantal e claraboias .Só que nesse dispositivo a cera derrete a auma temperatura mais baixa. 

Agora a próxima etapa é descobrir se é possível construir ou comprar uma válvula termostática que trabalhe na temperatura entre 30º e 37ºC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário